Notícia

24/03/2015 - A Topocart mapea 1300 Km de ferrovia


A Topocart elaborou o Programa de Melhoria de Travessia de 1.300 km de ferrovia com o objetivo de propor adequação aos cruzamentos da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Fortaleza/CE e São Luiz/MA. Entre as principais abordagens estavam a estruturação das soluções para o corredor de transporte, possibilitando as intervenções pontuais dentro de uma visão global e hierarquização dos problemas das passagens de nível para avaliar quais as intervenções seriam prioritárias.

A partir de uma visão multidisciplinar foi possível abordar os principais aspectos sobre segurança em passagens de nível, adaptando-o à realidade de cada localidade interceptada pela Ferrovia Transnordestina.  Dentre as principais intervenções, pode-se citar:

Readequação de sinalização;

Construção de passagem de nível (inferior ou superior);

Manobras nas cidades (paralisação do tráfico);

Obras de infraestrutura para eliminação de trechos críticos;

Transposição de grandes metrópoles;

Compartilhamento de linhas de trens de carga e passageiros;

Parcerias entre o setor Público e Privado para agilizar as intervenções.

Os principais benefícios deste tipo de projeto são:

Melhoraria da qualidade de vida das populações adjacentes à ferrovia;

Aperfeiçoamento do desempenho operacional da ferrovia através do aumento da velocidade e eficiência do transporte de carga;

Redução de acidentes em passagens de nível.

As melhorias proporcionam maior segurança da população e mobilidade urbana dos municípios envolvidos, garantindo a possibilidade destas exercerem suas atividades cotidianas básicas. 

 



Veja Também: