Notícia

29/04/2015 - Obras de Arte Especiais - Corredor Eixo Norte


Obra de Arte Especial é uma construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza, em geral, uma rodovia, uma ferrovia ou uma passagem para pedestres. O obstáculo a ser transposto pode ser de natureza diversa, como cursos d'água, desníveis topográficos ou conflitos viários. Com esses objetivos, o DER/DF, através de licitação pública, contratou a Topocart para o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos para a implantação das Obras de Arte Especiais do BRT - Corredor Eixo Norte, em Brasília/DF. 
 
Ao longo do trecho em questão, serão implantadas 49 Obras de Arte Especiais (OAE), sendo 06 (seis) Trincheiras, 06 (seis) Pontes, 13 (treze) Viadutos e 24 (vinte e quatro) Passarelas de Pedestres. Para a elaboração destes projetos, fizeram-se necessárias as seguintes atividades:
 
Análise do projeto funcional do empreendimento;

Reconhecimento do trecho em campo;

Identificação das condições topográficas;

Identificação das condições hidrológicas;

Mapeamento de possíveis jazidas, para execução dos aterros;

Identificação de possíveis locais para bota-fora do material proveniente de cortes ao longo do trecho;

Mapeamento das Obras de Arte Especiais existentes;

Desenvolvimento do projeto geométrico;

Programação de investigações de campo, para a execução das sondagens, item fundamental para se determinar o tipo de fundação a ser executada, além de identificar os pontos onde serão necessárias estruturas de contenção na Obra de Arte Especial;

Análise dos sistemas estruturais aplicáveis a cada OAE e adoção daquele que apresenta-se como mais adequado do ponto de vista da logística de implantação, técnico, do prazo de execução e do custo;

Elaboração dos projetos básicos e executivos das OAE's com a utilização de softwares especializados: TQS, MIDAS Civil, AutoCAD e outros.
 
Com uma equipe altamente capacitada e dispondo de tecnologia de ponta para o desenvolvimento técnico dos projetos em questão, a Topocart encontra-se na fase final de apresentação dos projetos executivos ao DER/DF. A aceitação dos projetos sem ressalvas por parte do DER/DF traz a certeza de que o trabalho desenvolvido apresenta a qualidade esperada pelo cliente e, além disso, o desejo de continuar investindo e desenvolvendo a equipe para os próximos desafios.

 

 

 



Veja Também: