Notícia

15/02/2017 - Mapeamento Aerofotogramétrico do Uruguai

 

Após vencer uma licitação internacional com participação de empresas de vários países, a TOPOCART assinou o contrato para executar o mapeamento aerofotogramétrico de todo o território nacional do Uruguai e 86 cidades, incluindo Montevideo. As fotografias aéreas serão tomadas nas resoluções espaciais de 32 cm para o país e 10 cm para as cidades, gerando bases cartográficas nas escalas 1:10.000 e 1:1.000, respectivamente.

 

Serão mapeados aproximadamente 178.000 km² no território nacional e 1.290 km² das áreas urbanizadas das cidades. Toda cartografia será feita conforme os padrões topológicos definidos na IDEuy (Infraestrutura de Dados Espaciais do Uruguai), com prazo de execução de 16 meses.

 

A TOPOCART disponibilizará duas aeronaves de sua frota para execução da fase aérea, sendo uma delas o turbo hélice Carajá, capaz de cobrir uma área de até 10.000 km² em um dia, equipado com a câmara aerofotogramétrica Ultracam Eagle Prime, fabricada na Áustria pela Vexcel, sendo esta uma das mais modernas e precisas câmara aérea do mundo. 

 

O projeto está sendo conduzido pela AGESIC - Agencia para el Desarrollo del Gobierno de Gestión Electrónica y la Sociedad de la Información y del Conocimiento e participação direta da Presidência da República do Uruguai, com financiamento do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Quando concluído, será um marco para a engenharia cartográfica da América do Sul e do país, que atualmente tem uma base cartográfica elaborada há mais de 5 décadas. Proporcionará o conhecimento melhor do território e sobretudo das fronteiras, bem como o relevo com precisão, uma vez que será gerado o Modelo Digital do Terreno para toda área mapeada .