Notícia

12/06/2008 - Topocart realiza aerolevantamento cartográfico do Estado de São Paulo

A Topocart iniciou dia 10 de dezembro as atividades para execução da cobertura aerofotogramétrica de todo o Estado de São Paulo e parte de suas fronteiras, totalizando cerca de 250 mil km² de levantamentos. O trabalho, que incluirá apoio de campo e aerotriangulação para mapeamento futuro, foi contratado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), ligada à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento de São Paulo. A licitação para a contratação do serviço ocorreu por meio de pregão presencial que atraiu outras dez empresas brasileiras que atuam com aerolevantamentos cartográficos. O contrato entre a Emplasa e a Topocart foi assinado no dia 20 de novembro e prevê a execução dos trabalhos em 14 meses.

Para realizar a cobertura aerofotogramétrica de São Paulo, a Topocart vai utilizar sua frota no Brasil, que inclui uma aeronave Carajá, único turbo hélice equipado para aerolevantamentos no país na atualidade. A empresa disponibilizará para o trabalho os sensores mais avançados existentes no mercado, incluindo a Ultracam XP, câmera aérea métrica digital de grande formato. O objetivo do trabalho é a atualização da base cartográfica de São Paulo, que se tornará o primeiro Estado brasileiro a possuir um mapeamento aerofotogramétrico com tecnologia inteiramente digital.

O diretor comercial da Topocart, Cláudio Queiroz, destaca que a conquista de mais este contrato comprova o êxito no investimento em tecnologia efetuado pela empresa, que se capacitou tecnicamente para atender qualquer demanda no segmento da cartografia. “A Topocart está plenamente preparada para executar trabalhos com essa dimensão dentro de prazos reduzidos, qualidade elevada e preços competitivos”, afirma. Segundo ele, esse novo desafio mostra a importância da Topocart na cartografia nacional, “uma empresa capacitada para atender as demandas desse país, de dimensões continentais”.