Notícia

12/05/2008 - Topocart adquire um LearJet 35A

A Topocart investe cada vez mais em tecnologia e adquire a 5ª aeronave, um LearJet 35A. O novo avião foi adquirido com o objetivo de executar aerolevantamentos de grandes áreas e a partir de março será empregado na cobertura aerofotogramétrica de todo o estado de São Paulo, para a Emplasa, com área superior a 250 mil km².


De acordo com o diretor técnico da Topocart, Engº Lúcio Mário Rodrigues, é uma aeronave especialmente indicada para mapeamento de grandes áreas a baixo custo: “Com essa montagem a Topocart será capaz de obter imagens estereofotogramétricas de grandes áreas com alta resolução geométrica a preços inferiores aos de cenas de satélite e com resolução superior”, salienta.


O Learjet 35A conta com características que proporcionam um alto desempenho no recobrimento aerofotogramétrico. Com dois motores jato turbo fan, desenvolve velocidade de até 950 km/h (510 nós). Permite aquisição de fotografias aéreas com resoluções de 15 cm a 80 cm, operando em altitude de 3.048 metros (10.000 pés) a 13.100 metros (43.000 pés). Com autonomia de 4h50min e a elevada taxa de subida de 5.000 pés por minuto, a aeronave atinge o teto de 40.000 pés em apenas 8 minutos. O tempo útil de voo para o trabalho aerofotogramétrico torna-se extremamente otimizado, proporcionando uma operação econômica e confiável.

“Além de consolidar a sua liderança no mercado brasileiro, esta aquisição dará à Topocart ainda mais flexibilidade para atender às demandas de aerolevantamentos em qualquer lugar do mundo”, afirma o diretor comercial da Topocart, Engº Cláudio Queiroz.

A Topocart é a primeira empresa do mundo a adaptar uma UltraCAM XP em um jato.  “Tivemos que trabalhar junto a uma oficina americana para criar um projeto de engenharia mecânica ajustado para essa realidade com provas de conceitos e testes até chegar à montagem definitiva”, esclarece o diretor de Desenvolvimento Corporativo, Engº Abner Oliveira, que acompanhou pessoalmente todo o processo de adaptação da aeronave.

O diretor Administrativo Financeiro, Alberto Mohamad acrescenta: “A aquisição, adaptação e manutenção desta aeronave é uma ousadia financeira que esperamos compensar na medida em que passamos a ocupar um espaço não explorado no mercado brasileiro. E no momento em que nos tornamos únicos, com custo altamente competitivo e agilidade de execução, a expectativa de retorno torna-se magnífica, tanto para a empresa como para os clientes”.

“Apesar do arrojo, nossa expansão sempre foi pautada pela análise das demandas e expectativas de mercado. A Topocart capacita profissionais para o emprego de tecnologia de ponta, utilizando-a para atender às necessidades do Brasil e de outros países carentes de cartografia, sobretudo no continente africano. Além de beneficiar a sociedade com a formação e treinamento de profissionais altamente capacitados, a Topocart elabora produtos de alto valor agregado, fruto de seus investimentos em tecnologia e de uma visão geográfica global, orgulhando-se assim de poder contribuir para o progresso em diversos países”, afirma o presidente da Topocart, Engº Jorge Mauro Arteiro.