Notícia

01/07/2013 - Técnicos da Topocart participam do I Encontro de Legisladores da RIDE

Ocorreu nos dias 20 e 21 de junho o I Encontro de Legisladores da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal. Formada pela capital federal e mais 22 municípios (19 goianos e 3 mineiros) a RIDE foi criada com objetivo de coordenar e de planejar as ações do poder público que visassem a dinamização econômica e provisão de infraestruturas.

O evento foi sediado no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal e reuniu deputados, vereadores e demais autoridades, onde foram discutidas questões sobre o transporte e infraestrutura nas estradas, desenvolvimento socioeconômico, segurança, relação entre os poderes judiciário e legislativo (marcos legais da região da RIDE) e atribuições e atuação do poder legislativo.

A relevância do evento refere-se à promoção da integração entre os poderes legislativo e executivo, bem como o fomento para a criação de uma instituição pública de direito privado que mantenha as discussões sobre o desenvolvimento econômico e social da RIDE. Além disso, o planejamento territorial da RIDE é de extrema importância, tendo em vista a alta dependência que os municípios de entorno exercem sobre a Capital Federal. 

Atualmente, RIDE ocupa uma área de 55.435 km², com uma população de 3.575,36 habitantes, o que demanda intervenções urgentes para o ordenamento territorial da região. Neste contexto, os projetos técnicos elaborados pela TOPOCART nas áreas de urbanismo, engenharia de infraestrutura e meio ambiente, bem como os produtos de análise espacial da cartografia, vem ao encontro da gestão da dinâmica urbana do RIDE, contribuindo, desta forma, para o pleno desenvolvimento socioeconômico da região.