Notícia

08/07/2013 - Estrutura metálica com sistema de membrana tensionada é solução para projeto de engenharia de edificações da Topocart

Buscando inovações em todos os seus ramos de atuação, a TOPOCART apresenta mais uma solução diferenciada e tecnologicamente reconhecida, para o projeto de cobertura do Ginásio Cláudio Coutinho e Complexo Aquático do DEFER (Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação), situado na área central de Brasília/DF. Diante de um vão com mais de 100 metros de extensão, os projetistas utilizaram um sistema estrutural com arcos tubulares metálicos de grande dimensão, com anel tubular central de compressão e sistema de membrana tensionada como alternativa para a cobertura deste centro poliesportivo.

A cobertura tensionada é uma prática milenar que concentra o esforço apenas na tração e é recomendada quando se deseja utilizar uma quantidade mínima de apoios, por razões funcionais e estéticas. Este tipo de projeto possui características diferentes das construções usuais, cuja utilização deve considerar as seguintes características: desmontabilidade, evocação simbólica, translucidez, vencimento de grandes vãos, baixo peso, variabilidade formal e geométrica e relação custo/benefício.

No caso dos projetos do Ginásio Claudio Coutinho e do DEFER, o Engo. Vitor Lima, Executivo de Projetos de Edificações da Topocart, destaca: “Os principais benefícios para adoção desta tecnologia centraram-se na economia para projetos com grandes vãos, na leveza do material que suporta grandes extensões, na maior luminosidade e ventilação, bem como no melhoramento em geral do conforto térmico da edificação”. Somado a isso, este tipo de projeto arquitetônico está de acordo com o adotado no Estádio Nacional, o que vem ao encontro da preservação da área tombada de Brasília.