Notícia

13/08/2013 - Topocart se capacita para utilização de VANT em suas missões

Após várias pesquisas de tipos de veículos aéreos não tripulados – VANT, no Brasil e exterior, bem como análise dos sensores adequados a esse veículo, a Topocart está capacitada para executar missões com essa solução.


As aplicações dessa plataforma ainda são restritas, tanto pelas limitações dos sensores, que estão em fase inicial de desenvolvimento, quanto da legislação para operação, ainda não regulamentada. Somado a isso, a susceptibilidade da plataforma às turbulências, em razão do vento, torna a trajetória de voo muito irregular, comprometendo o processamento dos dados obtidos e, consequentemente, as precisões.  Além disso, os softwares para processamento dos dados dos sensores embarcados nesses veículos tem características distintas dos softwares de processamento de dados aerofotogramétricos e perfilamentos laser convencionais, necessitando de uma capacitação dos profissionais e recursos.


A utilização dessa solução já está muito disseminada nas áreas de defesa e segurança. Para obtenção de cartografia de precisão as limitações ainda são grandes, porém úteis para várias aplicações, a exemplo de monitoramento de obras, monitoramento ambiental, uso e ocupação do solo, prospecção mineral, monitoramento de infraestruturas, atividades agrícolas entre outras.

 
De acordo com a Circular de Informações Aeronáuticas AIC N21/10, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), VANT é definido da seguinte forma: “É um veículo aéreo projetado para operar sem piloto a bordo, que possua uma carga útil embarcada e que não seja utilizado para fins meramente recreativos. Nesta definição incluem-se todos os aviões, helicópteros e dirigíveis controláveis nos três eixos, excluindo-se, portanto, os balões tradicionais e aeromodelos.”

 
Em 1982, surgiu o primeiro VANT Brasileiro desenvolvido entre a extinta Companhia Brasileira de Tratores (CBT) e o Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA). Sua turbina, com empuxo de 30 kg, o levava a uma velocidade máxima de 560 km/h.