Notícia

12/11/2013 - Projeto Urbanístico de Revitalização Urbana

 A dinâmica de ocupação do território do Distrito Federal, ao longo do tempo, formou algumas frações urbanas que se apresentam defasadas em relação à sua vocação atual. Essa defasagem significa incapacidade do espaço em atender às expectativas dos usuários, decorrendo em múltiplos problemas que abrangem aspectos como mobilidade urbana, oferta de atividades econômicas, carência de segurança e de conforto no espaço público. Por isso, é importante que essas áreas passem por um processo de revitalização, a fim de redefinir as diretrizes de aptidão de uso e ocupação do solo.


A Revitalização Urbana desenvolve estratégias e promove um processo inclusivo e integrador, capaz de incentivar e manter a diversidade das esferas do desenvolvimento econômico, social e do ambiente urbano, de modo a aumentar a qualidade de vida da população local. Para isso, considera tanto os problemas como as oportunidades do território, no mesmo processo de planejamento, integrando as dimensões físicas com as dimensões econômicas, sociais, culturais e ambientais.

 
Neste contexto, a equipe de Urbanismo da TOPOCART, em conjunto com os empresários e o governo local, desenvolveram um projeto de revitalização do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O setor foi criado para ser um assentamento industrial e de abastecimento relativamente eficiente, sem grandes preocupações com a urbanidade. 

 
Atualmente, o SIA encontra-se numa transição de setor especializado para um novo bairro, mais complexo, diverso e dinâmico, porém sem um planejamento que organize as mudanças, para ela ocorrer de forma mais sustentável e proveitosa para a sociedade. Por isso, o Estudo Urbanístico Preliminar definiu cenários, com ações escalonadas ao longo do tempo, com vistas à implementação de medidas emergenciais, adequação do setor ao seu novo caráter de bairro urbano e proposição de diretrizes e estratégias de longo prazo, de maneira a aproveitar melhor a sua localização e vocação. Espera-se, com isso, que definir diretrizes que permitam investimentos no sentido de adequar o SIA à sua vocação atual, à imagem e semelhança das renovações empreendidas com grande sucesso em outras áreas industriais.