Notícia

14/11/2013 - De canudos de sulfit a Papai Noel

Você sabe a diferença entre reciclagem e reaproveitamento?


Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados como por exemplo, o papel. Uma das maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis.

 
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

 
Agora que você já sabe a diferença e a importância desses dois métodos, veja o que uma escola de Brasília, através da doação de canudos de sulfit pela Topocart, conseguiu realizar com seus alunos
 
Gostou? Pois é, nós também!!

A Topocart através da conscientização ambiental forneceu material que com a criatividade da professora se tornaram novos objetos realizando assim, uma reutilização de materiais, antes desperdiçados.
 

Qual a importância disso?

 
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
 
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
Segundo um levantamento realizado em 2010 pelo CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), naquele ano 443 municípios brasileiros tinham programas de coleta seletiva , o que representava 8% dos municípios, com concentração principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país (86%). Este serviço de coleta atendia 12% da população brasileira.

É muito importante a conscientização de todos pois em pleno século XXI as pessoas ainda acham que podem utilizar sem produzir. Por mais campanhas que existam nas mídias sociais, a reciclagem e a reutilzação ainda são pouco difundidas no nosso país. Em um mundo onde tudo é consideravel descartável é necessário o pensamento de produzir mais e destruir menos.



Vamos usar, reusar, abusar e difundir a ideia de que o bonito não é necessariamente o mais novo mas sim o mais saudável.