Notícia

17/04/2014 - Projeto Museu da Educação Júlia Kubitschek

MEMORIAL JUSTIFICATIVO
 
O Museu será implantado dentro do Parque Vivencial da Regional XIX - Candangolândia, em área de seção de uso de dois hectares. Seguirá as mesmas características da Escola Júlia Kubitscheck, projeto original do Arquiteto Oscar Niemeyer e será reconstruída com acréscimo de um semienterrado. Esta escola foi demolida na década de 60. Apresentava forma arquitetônica e tecnologia construtiva que a identificava com o CATETINHO, pertencente ao “período heroico” da década de 1950.
 
O sistema construtivo proposto pelo Mestre Oscar Niemeyer, utilizando elementos da arquitetura moderna como pilotis, varanda e treliça foram mantidos. A área total edificada é de 1364,66 m², distribuída em 512,84 m² no pavimento Térreo; 287,07 m² no pavimento superior; 516,00 m² no pavimento Semienterrado e 48,75 m² nas duas Portarias.
O material predominantemente utilizado é madeira de lei cumaru, no Pavimento Térreo e Superior e no Semienterrado alvenaria e concreto armado. No piso reeditamos o uso da pedra de Pirenópolis com textura amarelada e a Granitina. Mantivemos a escada atirantada em madeira e a rampa da fachada com a inclinação original.