Notícia

18/01/2012 - Topocart Conclui a Primeira Etapa do Projeto “Mapeia SP”

A Topocart acaba de concluir a primeira etapa de mais um importante projeto. Foram mais de 35.000 fotografias aéreas abrangendo área superior a 250.000 km2. Além da área do Estado foi coberta uma faixa de 2,5 km de largura além do limite estadual. Para garantia da precisão final foram rastreados mais de 1.500 pontos em campo e mais de 500 pontos de checagem de qualidade. Para compensação altimétrica foi elaborado um modelo geoidal específico, com a incorporação de quase 2.000 pontos gravimétricos na malha estadual existente.

A empresa investiu em alta tecnologia para a execução dos trabalhos, adquirindo e adaptando um jato Learjet 35A, equipado com câmera aérea digital de última geração UltraCam-XP, além de equipamentos de navegação e posicionamento. Precedeu ao início dos trabalhos um meticuloso planejamento para controle do volume de dados a serem processados e durante a execução dos serviços houve capacitação contínua de seu corpo técnico, somando 48 funcionários envolvidos no processo, garantindo a máxima qualidade do produto final.

Foram 18 meses para a conclusão das sub-etapas de Levantamento Aerofotogramétrico, Apoio de Campo e Aerotriangulação. “É um projeto de grandes dimensões que foi realizado com sucesso. Em busca do atendimento da qualidade exigida para o projeto e da superação dos anseios do cliente, a Topocart se fortaleceu e está preparada para os futuros projetos de mapeamento de grande porte que surgirão” afirma o Gerente do Projeto, Engo. Maicon Rodrigues de Oliveira.

A Topocart inicia agora a geração das Ortofotos para todo o Estado de São Paulo. Os trabalhos consistem na geração dos Modelos Digitais de Superfície (MDS) e de mais de 1.500 Mosaicos de Ortofotos na escala 1:25.000. Será também elaborado um interpolador que realizará o cálculo da ondulação geoidal com precisão em qualquer ponto do território do Estado de São Paulo.

Esse produto atende a primeira etapa do Projeto de Atualização Cartográfica do Estado de São Paulo - o "Mapeia SP", contratado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A (Emplasa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. A segunda etapa já está em andamento, com a recente disponibilização para consulta pública do Termo de Referência (TR) do Projeto Mapeamento da Macrometrópole, com objetivo de contratar os serviços necessários ao mapeamento digital planialtimétrico na escala 1:10.000, permitindo a captação de informações geoespaciais padronizadas, atualizadas e confiáveis de uma área de 55.000 km², compondo uma base territorial de apoio à gestão e às ações de governo.