Notícia

05/03/2012 - Topocart participa da ampliação do aeroporto de Porto Alegre

A Topocart participou do projeto de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que tem o objetivo de elevar a capacidade de passageiros dos atuais 6,5 milhões/ano para 12 milhões/ano.

O Projeto foi realizado através de perfilamento a laser utilizando o sensor ALS-60.  A área levantada foi de 77 ha, em uma escala de planialtimétrica de 1 : 500. A precisão final do mapeamento após testes de carta foi de 10 cm em altimetria. Com a utilização dessa tecnologia o impactado foi minimizado na área interna do APOA. “ Com a ampliação do aeroporto, surgiu a necessidade de realização de um levantamento topográfico que fornecesse uma base planialtimétrica homogênea e precisa. Em projetos dessa natureza, a maior dificuldade consiste na execução dos trabalhos na área interna do aeroporto, principalmente nos levantamentos realizados na pista do aeroporto, devido a sua grande demanda os mesmos só podem ser realizados durante a madrugada”, afirma o Gerente de Projeto, Clóvis Gonçalves.

Essa ampliação visa adequar o aeroporto às exigências das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O Projeto foi realizado em parceria com a empresa IQS Engenharia e teve como objetivo fornecer subsídios para a realização do projeto executivo, tendo como parceiros nessa empreitada o Departamento de Engenharia e Construção do Exército e a Infraero.