Notícia

27/06/2012 - Topocart adquire a 6ª aeronave

Além do Cessna 310, operando no continente africano, e das 4 aeronaves em operação no Brasil, dentre as quais um LearJet adaptado para missões aerofotogramétricas, a Topocart acaba de adquirir um Azteca PA 23-250. Agora será mais uma aeronave disponível para execução conjunta de perfilamento laser e fotogrametria, juntando-se aos 2 Sênecas em operação.
 
Devido à sua particularidade de permitir voo em baixa velocidade, 110 kt (200 km/h), o Azteca se adapta bem à utilização do sensor laser. Essa característica faz com que a aeronave tenha maior poder de manobra, resultando em precisão dos resultados obtidos.
 
O Azteca possui dois motores de 250 HP e opera em 24 volts, o que proporciona maior estabilidade durante todo o voo e regularidade no fornecimento de energia, necessária ao bom funcionamento dos equipamentos embarcados. “Com a nova aeronave, a Topocart terá maior eficiência nas operações de voo e consequentemente de todos os processos que envolvem seus projetos"; afirma o Executivo de Aviação, Comandante Calistrat Coluciuc.
 
A opção de não utilizar helicópteros em aerolevantamentos que abrangem fotogrametria, laser ou a associação de ambos, é resultado de anos de pesquisa e experiência da empresa, pois os mesmos não permitem a adequada instalação dos equipamentos, o conforto e a segurança dos operadores. Qualquer improviso no conjunto dos equipamentos ou na operação dos mesmos compromete a alta precisão da cartografia que o laser proporciona.