Notícia

30/10/2012 - Topocart se adapta à INDE para a padronização dos dados espaciais

 A INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – é um modelo de padronização dos dados espaciais, tanto para a cartografia sistemática quanto para a cartografia cadastral, abrangendo todas as escalas compreendidas entre 1:1000 e 1:250000 e a Topocart está se atualizando para adequar os seus produtos e serviços a esse formato.

Para a estruturação foram criados alguns mecanismos como a ET- EDGV e ET-ADGV, que são manuais de instrução de como os dados devem ser gerados e armazenados.   A ET-EDGV representa a especificação técnica, o modelo conceitual de estrutura dos dados e a ET-ADGV é o mecanismo que definirá quais as informações serão necessários para a formação do banco de dados. A DSG - Diretoria de Serviços Geográficos do Exército – está oferecendo cursos de treinamento para esses e outros mecanismos criados pela INDE. “Os cursos estão sendo muito proveitosos e há a participação de vários profissionais do ramo e órgãos federais, levando a crer que o processo irá tomar forma e se estabelecer como padrão”, afirma a Geógrafa Luciane Siqueira, Analista da Consultoria Técnica da empresa, participante de dois cursos já realizados. Além disso, a Topocart adquiriu um software que será responsável por auditar os dados e verificar se estão todos dentro da norma padrão.
 
A INDE foi criada pelo Decreto Federal nº 6.666, de 27 de novembro 2008 e um de seus objetivos é promover o adequado ordenamento na geração, no armazenamento, no acesso, no compartilhamento, na disseminação e no uso dos dados geoespaciais de origem federal, estadual, distrital e municipal, em proveito do desenvolvimento do País.