O Observatório de Mercado Imobiliário é um sistema de gestão baseado em alta tecnologia que monitora em tempo real a evolução, declínio ou estabilidade dos valores dos imóveis urbanos do município, considerando todas as variáveis que influenciam na determinação do seu valor venal.
A implementação de um Observatório do Mercado Imobiliário é fundamental para evitar a evasão fiscal e, por consequência, uma perda significativa de recursos, em função da utilização de planta de valores genéricos criadas sem preceitos técnicos e que não consideram os valores praticados no mercado imobiliário.
A implantação de um Observatório do Mercado Imobiliário permite não apenas a adequação à NBR 14.653 e à Portaria 3.242 que aprova as diretrizes para a instituição do Cadastro Territorial Multifinalitário em todos os Municípios brasileiros,
mas também cria modelos de avaliação em massa de imóveis usando técnicas de Geoprocessamento e de Geoestatística. Isso tudo aliado a um banco de dados do mercado imobiliário constantemente atualizado, que permite comparar preços com bases existentes para se obter os valores reais e precisos dos imóveis.