Observatório do Mercado Imobiliário: Aperfeiçoando a Gestão Tributária

Uma ferramenta essencial para a gestão eficiente dos valores imobiliários nos municípios, que garante uma tributação justa e eficiente, aumentando a arrecadação e reduzindo a evasão fiscal.
O Observatório do Mercado Imobiliário (OMI) coleta, organiza e analisa dados do mercado imobiliário, proporcionando uma avaliação precisa e atualizada dos imóveis, garantindo inúmeros benefícios para os municípios.
Precisão na avaliação dos imóveis: utilizando técnicas avançadas de geoestatística e modelos de regressão, o OMI permite avaliações precisas dos valores imobiliários, refletindo os preços reais de mercado.
Transparência e confiabilidade: a plataforma garante precisão e transparência nas avaliações, aumentando a confiança dos contribuintes na gestão municipal.
Aumento da arrecadação: a exemplo de Brusque e Criciúma, municípios de Santa Catarina, que adotaram o OMI, tiveram aumentos significativos na arrecadação de impostos, como ITBI e IPTU.
Redução da evasão fiscal: a atualização contínua dos valores dos imóveis impede discrepâncias que possam levar à evasão fiscal, garantindo uma tributação justa e sempre atualizada.
Gestão integrada e eficiente: com o sistema Geo360 da eTopocart, a gestão das informações é centralizada, facilitando o trabalho dos auditores fiscais e demais técnicos municipais.

O Observatório do Mercado Imobiliário é uma importante ferramenta para modernizar a administração tributária e solucionar os desafios para manter o valor dos imóveis sempre atualizado.

Atualização contínua dos valores imobiliários:
Ao contrário das plantas de valores tradicionais, o OMI mantém os dados sempre atualizados, refletindo as dinâmicas reais do mercado.
Apoio na tomada de decisões: dados precisos e atualizados permitem que gestores municipais tomem decisões baseadas nas políticas de desenvolvimento urbano e investimentos públicos.
Redução de desigualdades: a avaliação precisa dos imóveis contribui para a justiça e equidade fiscal, diminuindo desigualdades na cobrança de impostos.
Conformidade com normas técnicas: o OMI segue as diretrizes da NBR 14653 e as novas portarias do Ministério das Cidades, garantindo conformidade com as normas técnicas brasileiras.

O papel do Observatório do Mercado Imobiliário na melhoria da gestão tributária e aumento da arrecadação

O Observatório de Mercado Imobiliário é um sistema de gestão baseado em alta tecnologia que monitora em tempo real a evolução, declínio ou estabilidade dos valores dos imóveis urbanos do município, considerando todas as variáveis que influenciam na determinação do seu valor venal.

A implementação de um Observatório do Mercado Imobiliário é fundamental para evitar a evasão fiscal e, por consequência, uma perda significativa de recursos, em função da utilização de planta de valores genéricos criadas sem preceitos técnicos e que não consideram os valores praticados no mercado imobiliário.

A implantação de um Observatório do Mercado Imobiliário permite não apenas a adequação à NBR 14.653 e à Portaria 3.242 que aprova as diretrizes para a instituição do Cadastro Territorial Multifinalitário em todos os Municípios brasileiros,
mas também cria modelos de avaliação em massa de imóveis usando técnicas de Geoprocessamento e de Geoestatística. Isso tudo aliado a um banco de dados do mercado imobiliário constantemente atualizado, que permite comparar preços com bases existentes para se obter os valores reais e precisos dos imóveis.