Aparecida de Goiânia é um importante polo de desenvolvimento de Goiás. A sua proximidade com a capital do estado propiciou o surgimento de um parque industrial que transformou o município no segundo mais populoso e o terceiro maior PIB do estado. A equação desenvolvimento acelerado com localização privilegiada gerou uma alta dinâmica de crescimento com consequente impacto na ocupação urbana, o que se tornou um desafio para os gestores do Município. Como executar o planejamento e administrar as demandas de infraestrutura? Como garantir a arrecadação fiscal correta diante de tanto crescimento? Como ter informações atualizadas diante de uma área que muda tanto em tão pouco tempo?
Diante desses desafios, a prefeitura municipal contratou a Topocart para executar um projeto completo de atualização da base cartográfica cadastral multifinalitária, de forma a tornar a gestão do território mais inteligente e assertiva. Para isso, a empresa está executando o aerolevantamento com fotogrametria e perfilamento laser e o mapeamento móvel terrestre 360o, além da atualização do cadastro imobiliário urbano e levantamentos para a regularização fundiária. Todos os dados processados serão importados para o sistema de informações geográficas em uso na Prefeitura. “Utilizamos o que há de mais moderno em sensores terrestres e aéreos, embarcados em nossa frota própria de carros e aeronaves, para garantir a captura precisa de dados. Nosso sistema gerencia ainda as informações obtidas a partir das equipes de campo para podermos oferecer ao município um completo e preciso banco de dados”, explica o Diretor Técnico da Topocart, Givanildo Silva.
O projeto vai auxiliar tanto na esfera administrativa quanto fiscal, dando mais um passo para o município elevar seu status como cidade inteligente. Além de uma visão completa do uso do solo, o conhecimento da condição atual da infraestrutura local permitirá definir os planos de melhorias em todas as vertentes da administração. Já no âmbito fiscal, o projeto permitirá aprimorar a justiça fiscal, com a cobrança dos tributos imobiliários (IPTU, TLP e ITBI) conforme a efetiva ocupação, bem como os tributos associados a serviços (ISSQN).
A função multifinalitária da base cartográfica gerada pelo projeto será uma importante ferramenta de gestão administrativa para todas as esferas do governo municipal, atendendo também às demandas de investidores, bem como da população. O projeto será fundamental para a obtenção de dados para execução do projeto de Regularização Fundiária. “Essa é uma missão dos Gestores Públicos, de atender ao preceito constitucional de garantir a função social da propriedade. Assim, torna-se possível diminuir a exclusão territorial e ampliar o acesso aos bens e serviços da cidade, assim como promover o reconhecimento dos direitos sociais de qualidade de vida dos cidadãos e de moradia digna”, conclui Claudio Queiroz, Diretor de Negócios da Topocart.