Em linha com o crescimento da cidade de Manaus, a Prefeitura deu início, no final de 2019, a um grandioso projeto que tem como objetivo atualizar o mapeamento detalhado de toda a cidade, por meio de aerofotogrametria e perfilamento laser, dando suporte à atualização do cadastro imobiliário, realizado com mais de um milhão de visitas em campo. Mesmo com os desafios impostos pela pandemia, que demandou adaptações nos levantamentos executados pelas equipes de campo, o projeto encontra-se nas etapas finais e conta com um sistema inteligente de gestão de dados, que foi alimentado por levantamentos aéreos e terrestres. A Topocart foi vencedora da licitação para a execução do Mapa de Manaus e utilizou tanto a sua frota aérea, equipada com as mais modernas câmeras e dispositivos de captação de dados, quanto equipes de campo para levantamento de dados e de escritório para processamento dos mesmos.
O Mapa de Manaus é um projeto idealizado pela Prefeitura de Manaus e executado pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). Ele se desenvolveu em três etapas: levantamento aerofotogramétrico com perfilamento laser, mapeamento móvel 360º das fachadas dos imóveis e atualização cadastral em campo.
Segundo o Diretor de Negócios da Topocart, Eng. Claudio Queiroz, a conclusão do projeto garante uma visão detalhada da infraestrutura urbana da cidade, atualizando o uso do solo urbano, sobretudo sistema viário, imóveis, arborização, redes aéreas, hidrografia, altimetria, dentre outros. “Com a captação de imagens aéreas e terrestres, conseguimos ir ao detalhe de elementos estruturais como rede de iluminação, semáforos, bocas de lobo e sinalização de trânsito. Esse projeto representa um grande passo rumo ao conceito de cidade inteligente. E para isso adotamos as mais modernas tecnologias de captação de dados, com sensores ultramodernos, assim como ferramenta de gestão da informação, a partir do nosso Sistema de Inteligência de Dados Geográficos - Geo360”, explica o diretor.
No total, a base cartográfica abrangeu mais de 520 km², com uma precisão de 10 cm. Já o mapeamento móvel terrestre, que utilizou câmeras 360º percorreu toda a cidade e o levantamento cadastral de campo contou com 70 equipes para cadastrar quase 600 mil imóveis. “O desafio desse projeto é proporcional ao benefício que ele vai gerar para todos os manauaras. A Topocart sente um grande orgulho de estar à frente dessa complexa operação. Esse é um exemplo prático de que a tecnologia é um fator de transformação para alavancar o desenvolvimento e o bem-estar da população”, conclui Claudio Queiroz.